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sábado, 29 de novembro de 2008

Abeduq


CHEQUE EDUCAÇÃO
Como Participar
(Nível Superior)


- Você faz o seu cadastro no nosso site escolhendo a instituição e o curso de sua preferência. Seu cadastro será avaliado em 24 (vinte e quatro) horas;

- Havendo disponibilidade de vagas será emitido o Termo de Encaminhamento para que voce possa imprimir e levar a instituição de ensino para prestar o vestibular na condição de aspirante ao benefício do Cheque (Nível Superior). Este pode ser impresso a partir do nosso site acessando o seu cadastro.

NÃO faça o vestibular sem o referido termo, pois, desta forma, não estará concorrendo ao beneficio do Cheque.
- De acordo com o seu desempenho no vestibular, o desconto poderá ser de 30% a 50%, para todo o curso. De posse do termo assinado pela instituição de ensino voce deverá procurar a ABEDUQ para emissão do Cheque.
Para que você aluno possa usufruir e manter o desconto referente ao "Cheque Educação", deverá observar alguns pré-requisitos estabelecidos em cláusula contratual, firmado entre a instituição de ensino CONVENIADA e a ABEDUQ, quais sejam:
a) Efetuar o pagamento de sua mensalidade rigorosamente na data de vencimento, junto a Instituição de Ensino;
b) Ter apenas uma única reprovação em todas as disciplinas cursadas por semestre;
c) Cursar grade fechada no primeiro semestre de cada curso. A partir do segundo semestre fica a critério de cada instituição conveniada;
d) Permanecer nesta mesma instituição até a conclusão do curso, pois não será permitida a transferência para outra faculdade, também conveniada a ABEDUQ, por um período inferior a 02 (dois) anos de trancamento ou desistência, devidamente comprovada;
e) Ter freqüencia regular no curso matriculado;
f) Zela pelo nome, tanto da ABEDUQ, quanto da Instituição de Ensino Superior que o recebeu;
g) Trancar a matrícula do curso somente após a conclusão do 1o semestre e dentro das normas das Instituições. Antes desse prazo, o aluno que será considerado DESISTENTE e estará sujeito ao prazo de 02 (dois) anos para voltar a usufruir o beneficio do "Cheque Educação";
h) Sujeitar-se as normas e regulamentos previstos e estabelecidos no Regimento interno da Instituição de Ensino Superior (IES);
i) O beneficio do Cheque nao é acumulativo.
Condicionantes para alunos do Ensino Regular
a) Efetuar o pagamento de sua mensalidade rigorosamente na data de vencimento, junto a Instituição de Ensino
b) Obter aprovação no final do ano letivo.

ProUni

ProUni - Programa Universidade para Todos

Entre os incentivos para que voce faça o Enem, está a possibilidade de voce se candidatar a uma bolsa do ProUni - Programa Universidade para Todos - e, assim, aumentar a sua chance de cursar a faculdade. Isso porque somente participantes do Enem podem se inscrever no Programa - uma vez atendidas as demais exigencias.

O ProUni concede bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de baixa renda, nos cursos de graduaçao e seqüenciais de formaçao específica, em 1.424 instituiçoes privadas de educaçao superior.

Nao basta, entretanto, fazer o Enem e tirar qualquer nota. É preciso obter, no mínimo, 45 pontos na média entre as duas partes da prova - objetiva e redaçao. Quanto maior a nota, maior a chance de escolher o curso e a instituiçao, pois o ProUni distribui as bolsas de estudo conforme o desempenho.

Critérios para se inscrever no ProUni

Além de fazer o Enem e obter uma boa nota, para se candidatar a uma bolsa do ProUni é preciso que voce tenha renda familiar, por pessoa, de até tres salários mínimos e se encaixe em pelo menos uma das condiçoes abaixo:

- tenha cursado o ensino médio completo em escola pública;

- tenha cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral;

- seja portador de deficiencia;

- tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituiçao privada, na condiçao de bolsista integral da respectiva instituiçao;

- seja professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituiçao e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa nao é considerada.

Sobre a bolsa de estudos parcial

Caso voce receba uma bolsa parcial (50%) e nao tenha como arcar com o pagamento dos outros 50%, o Ministério da Educaçao financia parte dessa mensalidade por meio do Fies (Financiamento estudantil). Dessa forma, o aluno pagará 25% do valor total da mensalidade e, após concluir o curso, pagará os outros 25% que foram financiados.

Fonte: Inep

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Entrevista de Emprego

Habilidades comunicativas para o sucesso em uma entrevista
Por Luís Pereira

Consultoria aponta cinco características determinantes para o sucesso em uma entrevista de emprego


Diante do desafio de colocar à prova o seu conhecimento e ser analisado por um interlocutor, é praticamente impossível não sentir certo nervosismo. Em situações como essa, a falta de preparo aliado à ansiedade e ao excesso de emotividade como um todo pode prejudicar significativamente as habilidades comunicativas, qualidades fundamentais para que se obtenha êxito em uma entrevista. Pensando nisso, a Right Management, consultoria organizacional especializada em transição de carreira (outplacement), divulgou um estudo recente que detectou cinco habilidades comunicativas determinantes para o sucesso de um candidato numa entrevista de emprego. “Nesta pesquisa ouvimos pessoas das organizações, pessoas que fazem “search” e seleção. Foi ouvindo um hall enorme de gente que consolidamos nossas percepções”, explica Matilde Berna, diretora de Transição de Carreira e Avaliações da Right Management. Os resultados permitem desenvolver métodos para melhorar a habilidade de comunicação eficiente e segura. As principais conclusões do estudo apontaram como habilidades comunicativas críticas:
Respostas lacônicas
Nada é pior para um entrevistador que uma resposta vaga e lacônica. Por outro lado, respostas longas demais demonstram que o candidato está nervoso e pode ter esquecido o cerne da questão, tentando substituir o conteúdo por quantidade. Esse tipo de resposta é indelicada e desperdiça o tempo precioso do entrevistador com histórias que não têm ligação com a questão que está sendo discutida. Segundo Berna, “com tanta preocupação em agradar, os candidatos acabam se perdendo e dando respostas evasivas”. Um bom ensaio, incluindo o feedback de alguém cuja opinião lhe seja relevante, ajudará a formular as respostas, que devem ser equilibradas entre responder adequadamente às perguntas do entrevistador e manter seus comentários com duração apropriada.
Estrutura das respostas
Uma resposta estruturada e concisa indica pensamento organizado e demonstra que o candidato não só tem o domínio do assunto, como também sabe como comunicá-lo. Antecipar perguntas permite preparar e praticar respostas – o segredo para assegurar que o entrevistado está comunicando algo importante e convincente. Ser eficiente em uma entrevista é semelhante a ser um bom orador. Cada resposta é resumida e pode conter alguns dos mesmos elementos de um discurso feito a um público maior, mas mais sutilmente.
Especialmente ao responder a perguntas cruciais e complexas ou a perguntas que requeiram respostas em partes, é preciso estruturar a explicação, de modo que o ouvinte possa acompanhar facilmente o está sendo dito. Por exemplo, é possível delinear as repostas no discurso de abertura que indica o escopo do que seguirá. Cada parte da resposta, então, pode ser destacada ou sinalizada de algum modo, para mostrar de qual subtópico se está falando – do mesmo modo que os títulos em negrito de um artigo. Por último, pode-se encerrar as considerações com algo que junte as idéias e convide o entrevistador a intervir. “Você não deve se preocupar em falar muito pouco ou falar muito. Tem que se preocupar em falar o suficiente e de maneira organizada”.
Fluxo lógico das informações
A lógica é o meio pelo qual se faz os argumentos racionais que dão sustentação às opiniões – conectando idéias, fornecendo evidência e chegando a conclusões para uma mensagem persuasiva. Quando se fala de forma lógica, as pessoas conseguem seguir o raciocínio de quem fala e ver como e por que esta pessoa chegou a ele. A lógica existe sob diversas formas, incluindo: uma seqüência natural ou série de pensamentos, como os passos de um processo; raciocínio partindo de uma causa a um efeito; dando apoio a uma afirmação geral, com um exemplo específico ou ilustração, ou indo de exemplos a uma generalização. Em uma situação de entrevista, a lógica relaciona-se à idéia de estrutura porque demonstra ordem, por meio do pensamento – essas são qualidades-chave para qualquer emprego. Do contrário, se um candidato faz afirmações gerais sem um raciocínio adequado ou sem exemplos que lhes dêem suporte, ou apresenta idéias de modo desconexo, o entrevistador terá pouca base para concluir que ele realmente tem conhecimentos e que é capaz de liderar outros de modo persuasivo ou, ainda, de se comunicar efetivamente com a gerência. “A lógica está ligada às respostas que você dá em detrimento ao teu histórico de carreira e a sua experiência”.
Contato visual
Um fato fundamental na comunicação interpessoal é manter contato visual, aumentando a sensação de afinidade, comprometimento e confiança mútua. Olhar a pessoa com a qual se fala é um sinal de respeito e atenção. Isso é especialmente importante quando se está escutando. Se os olhos do candidato vagueiam pela parede da sala enquanto o entrevistador está falando, inconscientemente ele está passando a mensagem de que não tem interesse naquilo que é dito, distrai-se facilmente ou tem outras coisas em mente. Um bom contato visual não precisa ser ininterrupto, pois ninguém gosta de ser encarado, mas deve ser interrompido apenas ocasional e momentaneamente. “É péssimo quando você entrevista alguém e essa pessoa está com o olhar perdido, isso demonstra desleixo, falta de concentração e até uma certa insegurança nas pessoas”, afirma Berna. Caso seja difícil manter contato visual, é bom que este seja praticado durante a preparação para uma entrevista. O candidato pode pedir a ajuda de um colega ou de um tutor para avaliar quão bem ele se sai e o que deve ser melhorado.
Fala clara
O entrevistado não tem de ser um ator ou locutor para falar de modo claro, mas é preciso estar consciente disso e se esforçar. Poucas coisas podem arruinar uma primeira impressão boa como uma fala descuidada, enrolada ou ininteligível. Isso faz as pessoas pensarem que o candidato não se importa se o que diz é ouvido ou compreendido, e o ouvinte pode se cansar em breve. Às vezes, a fala confusa indica timidez ou falta de autoconfiança. “Às vezes o candidato deixa de falar de maneira simples para falar sofisticadamente, tentando enriquecer o seu repertório. Acho que falar bem não significa falar de maneira complexa. Falar bem significa falar de maneira simples, transparente e ter um discurso tranqüilo. Ou seja, fazer com que o interlocutor goste da conversa”. Praticar, inclusive gravando e revendo seus hábitos de fala, em conjunto com uma boa orientação e um bom feedback, pode ajudar bastante a tornar sua fala audível, clara, confiante e natural


CIEE oferece 0800 para esclarecer dúvidas sobre a nova lei do estágio
Transcorrido mais de um mês de sua entrada em vigor, a nova lei do estágio (nº 11.788) ainda provoca muitas dúvidas. A legislação introduz uma série de inovações nas normas que regem essa modalidade de capacitação prática de estudantes. O CIEE, que teve participação ativa no processo de elaboração do novo texto, já adequou seu sistema de atendimento às novas normas e disponibiliza gratuitamente a central de atendimento 0800-771-2433 para esclarecer dúvidas de estudantes, empresas e instituições de ensino, cadastrados ou não em seu banco de dados. Três grandes méritos da nova lei, segundo análise do CIEE, são:
1) A manutenção do caráter pedagógico do estágio e da participação da instituição de ensino na definição e aprovação do plano de atividades do estudante em ambiente de trabalho.
2) Maior segurança para as organizações concedentes de estágio, que passam a contar com um instrumento legal moderno e mais adequado à realidade atual do mercado de trabalho.
3) A gratuidade obrigatória de todos os serviços prestados aos estudantes pelos agentes de integração.
Na avaliação do CIEE, a nova lei traz várias outras alterações positivas, como a autorização explícita para o estágio de alunos do ensino médio e para a contratação de estagiários por profissionais liberais, desde que devidamente inscritos em seus conselhos de fiscalização profissional. Alguns outros pontos, que despertaram algumas dúvidas durante os debates e audiências públicas antes da votação da lei, também deverão ser absorvidos sem maiores problemas. “Até porque todas as empresas e órgãos públicos parceiros já adotavam, acatando recomendação do CIEE, como o limite de dois anos para vigência de contratos de estagiários na mesma empresa e concessão de bolsa-auxílio, como remuneração do estágio”, explica Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE. A concessão de férias remuneradas de um mês após um ano de estágio, ou proporcionais para prazos menores, também é um novo benefício decorrente da lei em vigor, “desde que o jovem utilize esse período para o merecido descanso após um ano de dupla jornada, a da escola e a do estágio”, afirma Bertelli. A redução da carga horária dos estágios de alunos dos ensinos médio e superior para 6 horas/dias e 30/horas semanais ocupou o centro das polêmicas que cercaram o debate público anterior à aprovação da lei. Desde o início, entretanto, o CIEE, escorado em sua experiência de 44 anos nessa área, considera que, passado o período natural de acomodação, essa alteração não deverá provocar maior impacto no volume de oferta de estágios.
Outro aspecto que o CIEE enfatiza na orientação que oferece a seus parceiros concedentes de estágio é o alerta explicitado na própria lei: o descumprimento das novas normas poderá caracterizar vínculo empregatício, com a conseqüente perda das isenções trabalhistas e previdenciárias concedidas como incentivo ao estágio. E mais: em caso de reincidência, a organização ficará impedida de contratar novos estagiários pelo período de dois anos